Clareamento caseiro funciona?

Clarear os dentes é um procedimento estético bastante procurado por quem deseja valorizar o sorriso. De fato, dentes brancos e bem cuidados fazem parte de uma boa apresentação pessoal e podem fazer toda a diferença.
 
Atualmente, existem diversos tipos de clareamentos no mercado e um deles é o chamado clareamento dental caseiro.

COMO FUNCIONA O CLAREAMENTO DENTAL CASEIRO?

O paciente que deseja fazer o clareamento dental deve procurar um dentista para que ele avalie qual o melhor método. Se o procedimento caseiro for o indicado, o primeiro passo é moldar os dentes para que uma placa seja fabricada. Chamada moldeira, ela serve para que o produto seja aplicado exatamente sobre os dentes do paciente, de acordo com a formação de sua arcada dentária.

O gel clareador, recomendado pelo dentista, é levado pelo paciente para casa e, então, começa o processo de clareamento. É preciso colocar o produto na moldeira, encaixá-la nos dentes e deixar o produto agir pelo tempo indicado pelo profissional.

A quantidade de dias que o produto deve ser utilizado será avaliada pelo cirurgião dentista, que analisará, semana após semana, possíveis manchas e o tom correto para que não haja um resultado exagerado.

EXISTEM OUTROS TIPOS DE CLAREAMENTO?

CLAREAMENTO DENTAL INTERNO

É indicado para dentes com tratamento endodôntico, mais conhecido como canal, que sofreram escurecimento por alguma reação metálica ou até mesmo um trauma. O gel é aplicado dentro da coroa do dente e trocado semanalmente. Deve ser feito por um dentista devidamente treinado no consultório.

Note que esse tipo de clareamento é indicado para apenas um dente que está em coloração disforme com os demais. A técnica é feita individualmente e destinada apenas a casos específicos.

CLAREAMENTO EXTERNO NO CONSULTÓRIO

O dentista, primeiramente, aplica uma camada protetora nas gengivas. O gel, então, é colocado sobre os dentes por 1 hora, o tempo aproximado da sessão. Esse produto tem concentração muito mais alta do que aquele utilizado no clareamento dental caseiro e, por isso, menos tempo é necessário para que seja possível chegar ao benefício esperado. O produto pode ou não ser fotoativado com um laser.

É importante lembrar que, por sua alta concentração, esse tipo de gel só pode ser manipulado por um profissional qualificado e, mesmo assim, pode causar sensibilidade dentinária. O resultado é mais rápido e podem ser necessárias pouco mais de duas sessões.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS DURANTE O PROCESSO?

Todas as técnicas apresentadas anteriormente necessitam de cuidados específicos para que os benefícios esperados sejam alcançados e mantidos. Apesar de existirem diversos procedimentos diferentes para tornar os dentes mais claros, as precauções são basicamente as mesmas. Veja algumas a seguir:

1. PREPARE-SE PARA A SENSIBILIDADE

Não é possível detectar o nível de sensibilidade que o paciente sentirá durante o processo de clareamento dental. Algumas pessoas alegam sentir apenas pouca sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou gelados, enquanto outras alegam uma grande dor em determinados dentes.